Urgências dentárias: como agir em um trauma

Urgência odontológica é qualquer problema dentário que precise ser resolvido imediatamente para salvar um dente, interromper o sangramento ou aliviar a dor intensa. Nessas situações, um profissional deve avaliar o quadro o mais rápido possível, antes que a situação piore e ameace ainda mais a saúde bucal. Cabe ao cirurgião-dentista acolher, diagnosticar e tratar essas complicações.

Existem medidas que podem te ajudar a resolver alguns casos, até que se consiga uma consulta com o dentista. Se tiver corte com sangramento, a primeira providência a se tomar é limpar o local com água corrente, aplicar gaze e fazer compressa de gelo para diminuir inchaço e o sangramento.

Caso ocorra a quebra de um pedacinho do dente, esse fragmento pode ser reposicionado pelo dentista, então se possível armazene o fragmento em um copo com soro fisiológico ou leite e marque imediatamente a consulta.

Algumas urgências dentárias não causam dor imediatamente, mas ainda sim podem causar danos ao dente, por isso é importante buscar ajuda o quanto antes e sempre fazer consultas de rotina pelo menos duas vezes ao ano.

Autor

Mylena Santana

Outras Notícias

voltar para página anterior